Teoria das cores e composição - Bases para desenho e pintura

Fundamentos da Composição

Olá amigos!

Nesse artigo falaremos sobre composição, em principal sobre as técnicas tradicionais que ajudam a construir uma imagem atraente ao olhar.

A escolha do Tema:
Em primeiro lugar escolhemos o Tema principal (ou Centro de Interesse) - é ele que atrairá imediatamente  os olhos  do espectador para seu trabalho, portanto, você deverá pensar numa forma de ressaltá-lo.
Em seguida decidimos quais os materiais utilizaremos: qual o suporte - tela, metal, madeira, papel, plástico... lápis, tinta, carvão, pastel...

Normalmente só se usa um Centro de Interesse, se houver mais que um e ele estiver disperso no quadro o trabalho poderá ficar confuso.

O que é composição?
Uma imagem é formada pelos elementos individuais que a compõe, por mais que esses elementos estejam bem resolvidos, se estiverem mal distribuídos afetarão o conjunto da obra e o interesse do espectador; uma boa composição necessita de cuidado e atenção na escolha e distribuição dos elementos para que haja harmonia entre as partes.

Em resumo: composição é a forma como arranjamos e organizamos os elementos que farão parte de uma imagem dentro do espaço do suporte, da melhor  forma possível, ou seja, é como o artista dispõe as formas positivas e os espaços negativos dentro de um  certo formato.

Positivo e negativo
Toda imagem possui um espaço positivo e um espaço negativo, geralmente o espaço positivo é o tema,  e o espaço negativo é o fundo do trabalho. O ideal é que o espaço positivo ocupe a maior área do trabalho, essa é uma boa opção para uma composição forte.

Com o passar do tempo e exercitando o olhar você poderá romper com as técnicas e tentar ousar.

Como obter uma imagem interessante?
Existem algumas regras que podem ajudar na hora de fazer um trabalho artístico. São elas:

1. Encontrar um Centro de Interesse na imagem -
Depois de decidir o que você quer retratar,  deve escolher qual ou quais serão os elementos de destaque no seu quadro.
Claro e Escuro:  Nas pinturas tradicionais geralmente o foco de atração é mais claro  do que o que está ao redor. Isso porque os olhos da gente são automaticamente levados a ver o mais claro , como se fosse uma luz acesa no quadro, desenho ou fotografia.

2. O arranjo dos elementos -
a) Situe a linha do ângulo de visão bem acima do centro do quadro, distribua os motivos em várias distâncias dessa linha;
b) Evite enfileirar os objetos na linha dos olhos, isso torna a composição monótona, traga os motivos para a frente, interrompa a linha, dê mais unidade também, ao sobrepor os elementos;
c) Varie a escala, isso dá profundidade ao quadro;
d) Dê unidade ao trabalho, deixe os motivos bem relacionados entre si, não permita que eles fiquem "perdidos" na cena;
e) Ao representação de texturas e padronagens diferentes deixam a abordagem visual mais instigante;
f) Tome cuidado para não dirigir os olhos do espectador para fora de seu trabalho!!! Algumas linhas mal colocadas causam esse efeito negativo.

Movimento:
Crie contraste entre os elementos estáticos e os não estejam parados.
Equilíbrio:
Estabeleça oposição entre o que está próximo e o que está distante, dê profundidade e varie os tamanhos reais dos objetos isso evita a monotonia.
Formas:
Invista em formatos diferentes para que o quadro leve os olhos a se movimentarem por ele.
Texturas:
Você pode representar numa cena objetos de texturas distintas - liso (vidro, metal polido, água parada), rugoso (esponja, madeira, pedras), ondulações (mar, cabelos), etc...

3. Janela ou visor para ajudar no enquadramento da cena e Regra dos Terços -
Para facilitar ao artista visualizar o que vai retratar podemos lançar mão de um visor feito com os próprios dedos ao formarmos um retângulo com eles, ou da sugestão no desenho abaixo:

Faça você mesmo sua janela ou visor:


Você percebeu que eu sugeri que você desenhasse uma grade com duas linhas verticais e duas horizontais? Pois isso que aí está é uma forma de Regra dos Terços aplicada ao visor. Desse modo você pode observar sua composição e posicioná-la da melhor maneira, para depois desenhá-la e/ou pintá-la. 

O Centro de Interesse do quadro deverá situar-se num dos lados do quadro, próximo dos pontos de intersecção onde as linhas cruzam. O centro deve ser evitado por ser um local que chama menos a atenção, porém se a intenção for fazer um trabalho simétrico seu Centro de Interesse será posto no meio do quadro, nas laterais cuidado para que os objetos não fiquem mais chamativos que o tema. 






*** A Regra dos Terços é usada desde a Renascença e é muito importante que qualquer artista a conheça.


*** Se você gostar de cálculos pode pesquisar sobre Razão Áurea e usá-la em suas composições.

4.  Tonalidade e ilusão de profundidade;
A tonalidade dará a luz e a sombra de toda a obra, ou seja, ela designará as partes claras e as escuras, independentemente das áreas de luz e sombra de cada motivo. Antes de partirmos para o trabalho final é sempre útil praticarmos o esboço, pois esboços são ótimos para termos uma idéia mais certa daquilo que queremos fazer. Neles podemos estabelecer os tons que farão parte do nosso trabalho. Quanto menos tons, normalmente melhor é o resultado.
Substitua cada cor por um cinza do mesmo tom, quanto mais clara estão perto do branco, conforme escurecem ficam mais próximas do preto. Veja a tabela abaixo, ela é composta por dez tons do branco ao preto:

Depois de decidir os tons necessários faça o esboço daquele que será seu trabalho final, até fique tudo do seu agrado. Dificilmente emprega-se mais de 5 tons.

5. Usar linhas para formar uma composição;
Formas fundamentais para compor uma imagem:
O desenho abaixo mostra vários formatos e cada um possui um significado na hora de desenvolver seu trabalho.
Creative Illustration - Loomis, Andrew
http://www.figuredrawing.ca/1026/creative-illustration-eye-level/

Pictorial Composition and the Critical Judgment of Pictures - Poore, Henry R.
http://wdjoyner.org/photography/public-domain/books/poore-pictorial-composition
As  definições das imagens a seguir estão baseadas nos desenhos acima, retirados do livro: Pictorial Composition and the Critical Judgment of Pictures - Poore, Henry R.

A Balança: 

A Balança significa o equilíbrio entre as formas, a simetria, a disposição do peso que é dividido de modo parecido entre os dois lados do quadro, que é dividido ao meio por uma linha imaginária. Foi bastante utilizada na Classicismo.

A Anunciação - Martini, Simone  

A Anunciação - Martini, Simone; Repare como o artista divide os objetos de modo parecido nos dois lados do quadro...  isso é conhecido por simetria, foi muito usado no Renascimento e confere equilíbrio à obra.
O Martírio de S. Sebastião - Polluaiolo, Simone; nesse quadro além da divisão balanceda dos elementos temos uma composição triangular.
O Triângulo:





O triângulo é o símbolo da estabilidade física, clímax

A Journey's Pause in the Roman Campagna - McEntee, Jervis 
A Journey's Pause in the Roman Campagna - McEntee, Jervis composição triangular
Maria de Medici - Allori, Alessandro 
Maria de Medici - Allori, Alessandro composição triangular
The white hat - Greuze, Jean-Baptiste composição triangular

O Círculo:






O Círculo significa continuidade, observação circular.
Boy in red waistcoat - Greuze, Jean-Baptiste
Boy in red waistcoat - Greuze, Jean-Baptiste composição elíptica
Readers - Rauox, Jean

Readers - Rauox, Jean; composição circular

Vênus e Cupido - Allori, Alessandro composição elíptica
A Cruz:
A Cruz é a resistência mecânica, princípios estéticos, coesão.                                                                                                                                                                                                                          
                                                                                                                                                              
Vênus e Cupido - Bail, Joseph

Vênus e Cupido - Bail, Joseph

A pesca do atum (detalhe) - Sorolla, Joaquin y Bastida


Auto-retrato - Sorolla, Joaquin y Bastida

A Estrela:
A Estrela tanto pode demonstrar concentração quando os elementos voltam-se para o centro do trabalho, quanto pode significar radiação quando eles vão do centro par fora, principado.
Apolo e Dafne - Polluaoilo, Antonio
Apolo e Dafne - Polluaoilo, Antonio
 as linhas vão do centro da imagem para fora
Salammbo - Mucha, Alfons

A Curva em S:







O S ou é a linha da graça e do movimento, variedade.
A Banhista de Valpinçon - Ingres, Jean-Auguste Dominique

A Banhista de Valpinçon - Ingres, Jean-Auguste Dominique

Paisagem Outonal - McEntee, Jervis

Paisagem Outonal - McEntee, Jervis

High Point Shandaken Mountains Durand, Asher B.
O Retângulo:








O Retângulo representa a oposição e a equivalência.

The Trek of Pilgrim Throught the Wilderness  - Church, Frederic Edwin

The Trek of Pilgrim Throught the Wilderness  - Church, Frederic Edwin

Twilight, a Stroll by the Shore - McEntee, Jervis

A Curva em U:


Tempestade nas Montanhas Rochosas - Bierstadt, Albert
Tempestade nas Montanhas Rochosas - Bierstadt, Albert
Se você souber quem é o autor dessa obra escreva-me e eu darei os créditos.
6. Formas geométricas e desenho na composição - 

https://picasaweb.google.com/ju.g.martini/CreativeIllutration?feat=directlink
Na composição, o uso da organização geométrica dos motivos é tão importante quanto as figuras simples isoladas pois podemos substituir os elementos reais por elas e assim obteremos o melhor posicionamento para nossa composição com o emprego de poucas linhas.

Disco Cromático

Lembra das aulas de Artes da escola? Então, vamos recordar um pouquinho...

Círculos Cromáticos: escala de brancos, saturado e escala de pretos


O que é Cor?
A luz branca possui todas as cores menos o preto. Quando uma luz branca (como a do sol) atinge um objeto ele absorve algumas cores e reflete outras; essas cores refletidas  são interpretadas pelo nosso cérebro que as identifica como cor, ou seja, o que temos é uma sensação  visual quando nossos olhos são estimulados por uma fonte de energia radiante.
Toda cor tem Matiz, Intensidade e Tom.

Matiz:
Diferentes tons por que passa uma mesma cor como por exemplo o azul celeste, azul marinho, azul da prússia...

Intensidade:
É o brilho da cor, se ela é vívida e saturada - como o amarelo e vermelho, ou se ela é amena ou pastel como o violeta ou rosa.

Tom:
É a maior ou menor quantidade de luz presente numa cor.

Escala Tonal:
Usando o Branco e o Preto podemos clarear ou escurecer qualquer cor, ou seja, fazemos um degradê .

Escala Tonal Amarela

Escala Tonal Azul

Escala Tonal Rosa



Círculo Cromático:
Contém todas as cores menos o Preto e o Branco; não é um instrumento científico, pois as cores mostradas não são puras, e servem apenas como referencial. Podemos usar qualquer material para fazer o Círculo Cromático: lápis de cor, aquarela, acrílica, pastel ou óleo.
Formam o Círculo Cromático:
Círculo Cromático

Cores Primárias: (não podem ser obtidas a partir das outras)
* Vermelho Magenta;
* Azul Ciano;
* Amarelo Primário.

Primárias (CMY)


Obs.: Só com o MAGENTA conseguimos as cores secundárias, outros vermelhos não formam o Violeta e sim marrons.



Cores Secundárias:  (mistura de duas das cores primárias em quantidades iguais)
*Vermelho Magenta com Azul Ciano = Violeta
*Vermelho Magenta com Amarelo Primário = Laranja
*Amarelo Primário com Azul Ciano = Verde

Primárias e Secundárias

A mistura do vermelho comum com o azul dá um tom amarronzado,
 enquanto que o vermelho magenta com o azul  é um violeta.

Cores Complementares:
No Círculo Cromático, são as cores que estão opostas. Sempre uma Secundária é complementar de uma Primária - amarelo com violeta, azul com laranja, vermelho com verde.
Complementares


Cores Terciárias:  (mistura de uma Primária e uma Secundária )
Obtém-se matizes de azul, vermelho, amarelo, violeta, laranja e verde.


Primárias, Secundárias e Terciárias


Cores Análogas:
São aquelas que estão lado a lado no Círculo Cromático, são formadas pela mesma cor de base - verde amarelado, verde, verde azulado...
Análogas


Temperatura:
As cores podem parecer Quentes ou Frias. Quando dividimos o Círculo Cromático ao meio com uma linha vertical cortando o amarelo e o violeta, notamos que os laranjas e os vermelhos são cores vibrantes e quentes e que os azuis e verdes do outro lado são frios e calmos.

The Milkmaid -Sorolla, Joaquin  y B.
http://www.joaquin-sorolla-y-bastida.org/
The-Milkmaid.html
Cores Quentes e Frias


La Niña Curiosa -Sorolla, Joaquin y Bastida
http://www.joaquin-sorolla-y-bastida.org/La-nina-curiosa-(The-Inquisitive-Child).html

Cores Neutras:
São as que puxam para os Cinzas e Marrons, como - amarelo acinzentado, laranja e violeta amarronzados. Podemos criá-las misturando as três Primárias ou qualquer par de complementares; ou também misturando uma cor com outra próxima da sua complementar.

Cores Neutras 

Cores Neutras, Escala Tonal e Grisaille

"Grisaille" é a palavra francesa que dá nome a uma técnica de desenho e pintura  monocromática, executada nos tons de cinza ou marrom. Pode ser usada só ou como base para uma pintura colorida na técnica conhecida por Técnica de Pintura Flamenca. Em fotografia esta técnica equivale ao Sépia - tons marrons ou Preto e Branco - cinzas .
Em grisaille ou grisalha luz  (branco), meio-tom  (cinza e marrom) e sombra (preto) dão volume, forma e profundidade para as imagens que ficam semelhantes a fotografias P/B ou Sépia. 
Na técnica de Pintura Flamenca a base é feita em grisalha e sobre ela aplicam-se várias camadas de tinta bem diluída que ficam transparentes e deixam aparecer o que está por baixo - técnica conhecida por Veladura.
Atualmente, com os modernos celulares podemos tirar fotos a cores, sépia, preto e branco:






Para facilitar o estudo dos tons de cada imagem, deve-se fazer uma tabela de tons como as que aparecem abaixo. 




Imagens retiradas do livro: Creative Illustration, by Andrew Loomis.



O vídeo abaixo, do artista Alexei Antonov, é um ótimo exemplo de grisaille:

Cores Neutras: 
Alguns pensam que cores neutras são somente branco, cinzas e preto, na verdade cores neutras são as que puxam para os Cinzas e Marrons, como - amarelo acinzentado, laranjas, vermelhos e violeta amarronzados. Podemos criá-las misturando as três Primárias ou qualquer par de complementares; ou também misturando uma cor com outra próxima da sua complementar.

Cores Neutras

Escala tonal:
É quando fazemos um degradê com uma cor acrescentando branco - para clareá-la, ou preto para escurecê-la. 








Harmonia das Cores

                                                                                                                                                                                                                                                         
       

Normalmente quando encontramos uma imagem que consideramos bonita e chamativa é porque o conjunto das cores usadas combina entre si. A essa união atraente ao olhar denominamos Harmonia das Cores.

A escollha da Harmonia dependerá da mensagem que se transmitirá na obra, pois algumas são mais suaves - Monocromática, Análoga e das Cores Neutras, e outras são bem vibrantes - Complementar, Triádica, Complementares Divididas e Dupla Complementar.

Algumas regras podem facilitar o uso:

  • Eleja uma cor dominante, as outras servirão para detalhes e criar pontos de contraste;
  • Nas harmonias mais vibrantes não use marrons ou ocres;
  • As harmonias monocromática, análoga e de cores neutras podem se tornar cansativas e sem graça.


Há várias maneiras de juntarmos as cores para formar composição interessante. Sejam elas:

  • Harmonia Monocromática - aplicamos uma cor e sua Escala Tonal, ou seja, acrescentamos branco para os tons mais claros dessa cor, e preto para os tons mais escuros;



  • Harmonia Análoga - no Círculo Cromático escolhemos uma cor - dominante e duas outras cores vizinhas a ela, sejam consecutivas ou estejam uma de cada lado da cor principal;



  • Harmonia das Cores Neutras - como o nome já diz usamos cores neutras nessa harmonia -cinzentos, marrons, etc ...;



  • Harmonia Complementar - novamente no Círculo Cromático escolhemos uma cor e a que está exatamente oposta a ela na roda;



  • Harmonia Triádica - são três cores as eleitas.  Escolhemos uma cor no Círculo Cromático então colocamos apontando para ela uma das pontas de um triângulo equilátero (aquele em que todos os lados têm a mesma medida), as outras duas pontas indicarão as outras duas cores;



  • Harmonia Complementar Dividida - nessa harmonia, após a escolha de uma cor no Círculo Cromático verificamos qual é a exatamente oposta a ela,  usaremos duas que estão uma de cada lado dessa cor oposta;



  • Harmonia Dupla Complementar - empregamos dois pares de cores complementares, lembrando sempre que devemmos escolher uma cor como principal;



  • Harmonia por Temperatura Dominante - sabemos que as cores podem nos transmitir a sensação de Frio ou Calor, essa é a função da Harmonia por Temperatura Domminante , que se parece com a Análoga pois usa cores vizinhas no Círculo Cromático.



Significados e cromoterapia

Toda cor pode ser interpretada de modos diferentes de acordo com a cultura local, e seu uso pode variar desde o Feng Shui e Cromoterapia, até o Design e Publicidade.
Abaixo temos os significados mais comuns atribuídos para cada uma delas:



Branco - recorda as nuvens do céu, a luz, as espumas formadas pelas ondas do mar, o frio da neve e o cabelo dos idosos.
Os tons de Branco podem representar: limpeza, pureza, brilho, calma, paz, delicadeza, simplicidade, otimismo, verdade, sinceridade, claridade.





Amarelo - remete ao calor do Sol num dia de verão, flores silvestres.
Os tons de Amarelo podem representar: claridade, luz, prosperidade, descontração, otimismo, comunicação, criatividade, atenção, bom-humor, socialização, juventude, leveza, sabedoria, apetite.



Laranja - lembra o calor do fogo ardente.
Os tons de Laranja podem representar: irradiação, expansão, movimento, espontaneidade, força, otimismo, curiosidade, equilíbrio emocional, amor, afetividade, amizade, tolerância, gentileza, estímulo, felicidade, harmonia, entusiasmo, ludismo, energia.




Vermelho - remete as lavas vulcânicas, ao sangue, é vibrante e quente.
Os tons de Vermelho podem representar: luxúria, força, alegria de viver, dinamismo, severidade, dignidade, benevolência, charme, aristocracia, juventude, atividade, estímulo,  resistência, coragem, sexualidade, saúde, excitação, provocação, perigo, elegância, paixão, conquista, orgulho, violência, agressividade, poder, ostentação.



Rosa - ligado a feminilidade.
Os tons de Rosa podem representar: timidez, doçura, romantismo, afeição, intimidade, beleza, saúde, sensualidade, amor, carinho, ternura, suavidade, fragilidade, compaixão, inocência.





Roxo/ Violeta - antigamente era utilizado em cerimônias fúnebres.
Os tons de Roxo/ Violeta podem representar: luto, meditação, misticismo, mistério, tristeza, melancolia, dignidade, magia, espiritualidade, transformação, intuição,  criatividade, realeza, sabedoria, resplandecência, dor, velocidade, concentração, otimismo, alegria, felicidade, idealismo, riqueza (ouro), fraqueza, dinheiro, transmutação do karma, estimulante da consciência ;


Azul - lembra a cor do céu num dia ensolarado, está presente nas águas de alguns mares.
Os tons de Azul podem representar: profundeza, calma, recordações da infância, frio, serenidade, quietude, segurança, compreensão, harmonia, confidência, conservadorismo, austeridade, monotonia, dependência, liberdade, saúde, tranquilidade, paz, sossego, limpeza, frescor, infinito, inocência;



Verde - a cor das matas e florestas, das águas dos mares e dos lagos 
Os tons de Verde podem representar: natureza, primavera, fertilidade, juventude, desenvolvimento, riqueza, dinheiro, boa sorte, ciúmes, ganância, esperança, calma, tranqüilidade, harmonia, equilíbrio, renovação, paciência, sinceridade, raiva, inveja, imaturidade, vigor, frescor, alegria, proteção, natureza;



Marrom - é a cor da Terra e seus solos, e do chocolate - é claro!
Os tons de Marrom podem representar: calma, passividade, melancolia, o clássico, comprometimento, base forte, responsabilidade, constância, concentração, discernimento, maturidade, consciência, conforto, sólido, seguro, natureza, rústico, estabilidade, estagnação, peso, aspereza.




Cinza - o que sobra depois de um incêndio, dias frios e chuvosos, é a cor da sujeira, e também uma cor neutra.
Os tons de Cinza podem representar: medo, monotonia, desânimo, sujeira, o que é desprezível, quietude, clássico, depressão, estabilidade, sucesso, qualidade, elegância, humildade, respeito, reverência, sutileza, ;



Preto - uma noite estrelada só ocorre com um céu preto, também é associada a morte.
Os tons de Preto podem representar: luto, morte, terror, mistério, fantasia, sofisticação, luxo, clássico, elegante, poder, auto-análise, introspecção, dignidade, infortúnio, densidade, ostentação;




Dourado - ligado ao ouro, remete a tudo que esteja ligado a riqueza.
Os tons de Dourado podem representar: majestade, fortuna, riqueza, estabilidade.






Prateado - associado ao moderno, também tem ligações com o passado.
Os tons de Prateado podem representar: tecnologia, novidade, clássico, antigo.






Em cromoterapia acredita-se que ao irradiar-se luzes coloridas sobre  determinados centros energéticos (chakras) de uma pessoa estes serão reequilibrados e alinhados, melhorando assim, toda a estrutura corporal e ajudando no reestabelecimento da saúde.

Imagem retirada do site: http://wwwdidione.blogspot.com/p/cromoterapia_24.html





As tabelas abaixo foram retiradas do site: http://www.guardioesdaluz.com.br/cromoterapia.htm

COR SIGNIFICADO

VERMELHO 
Ativador da circulação e sistema nervoso (não utilizado)
ROSA FORTE  
Age como desobstruidor e cauterizador das veias, vasos e artérias e eliminador de impurezas no sangue
ROSA  
ATIVADOR, acelerador e eliminador de impurezas do sangue
LARANJA
Energizador e eliminador de gorduras em áreas localizadas
AMARELO FORTE 
Fortificante do corpo, age em tecidos internos
AMARELO  
Reativador, desintegrador de cálculos, purificador do sistema e útil para a pele
VERDE FORTE  
Anti-infeccioso, anti-séptico e regenerador
VERDE  
Energia de limpeza, vaso-dilatador e relaxante dos nervos
AZUL FORTE  
Lubrificante das juntas e articulações
AZUL  
Sedativo, analgésico, regenerador celular dos músculos, nervos, pele e aparelho circulatório
ÍNDIGO  
Anestésico, coagulante e purificador da corrente sanguínea. Limpa as correntes psíquicas
VIOLETA  
Sedativo dos nervos motores e sistema linfático, cauterizador das infecções e inflamações

ENFERMIDADES E SEU TRATAMENTO

AMARELO  
indigestão, hepatite, icterícia, fígado, vesícula-biliar, pâncreas, rins, intestinos, espinhas e afecções da pele
LARANJA  
asma, bronquite e pulmões
VERDE  
problemas sanguíneos, feridas, infecções e cistos mamários
AZUL FORTE  
resfriado, sinusite, infecção do ouvido, estresse, tensão nervosa, reumatismo agudo e articulações
AZUL  
inflamação de garganta, tireóide, prisão de ventre e espasmos
ÍNDIGO  
inflamações dos olhos, catarata, glaucoma, cansaço ocular, epistache (sangramento nasal) e nevralgias